O que é cirurgia reparadora pós-bariátrica?
O excesso de pele após o procedimento costuma apresentar maior volume em áreas como braços, coxas e abdômen. De acordo com a quantidade de peso perdido, outras áreas também podem ser afetadas, como a região das mamas, tornando-as mais flácidas.
A cirurgia reparadora pós-bariátrica tem como objetivo auxiliar o paciente que perdeu uma quantidade significativa de peso, resultando no excesso de pele. É natural que, após a perda de peso, pele e tecidos não mantenham a elasticidade necessária, causando flacidez.
Essa intervenção cirúrgica reparadora visa tirar o excesso de pele, auxiliando o paciente não só na autoestima, mas também na locomoção e recuperação do contorno corporal. O procedimento contribui para melhorar o tônus e a forma do tecido.
Quando fazer a cirurgia pós bariátrica?
A cirurgia reparadora pós-bariátrica deve ser realizada quando a meta de peso estimulada for atingida, ou quando o peso do indivíduo for estabilizado. Isso ocorre entre 1 a 2 anos após a cirurgia bariátrica.
É importante ressaltar que o paciente que se submete a cirurgia reparadora pós-bariátrica deve manter suas mudanças de hábitos, buscando melhorar sua qualidade de vida. Isso porque, o procedimento é capaz de oferecer um corpo delineado, no entanto, é preciso realizar o pós-operatório de forma rigorosa.
Tipos de cirurgia reparadora pós-bariátrica
O excesso de pele e tecidos após o procedimento bariátrico pode ser revertido por meio dos diferentes tipos de cirurgia reparadora pós-bariátrica, que combinam diferentes técnicas de reestruturação, como:
- Mamoplastia – levantamento das mamas;
- Abdominoplastia – retirada do excesso de pele abdominal;
- Braquioplastia – retirada do excesso de pele dos braços;
- Gluteoplastia – colocação de próteses de silicone nos glúteos;
- Lipoaspiração – retira gorduras localizadas;
- Lifting Crural – retirada do excesso de pele das coxas;
- Ritidoplastia – ameniza flacidez facial.
Entre as técnicas mais utilizadas na cirurgia reparadora pós-bariátrica, estão a abdominoplastia pós-bariátrica, lifting de mama e braquioplastia. Conheça um pouco mais sobre elas.